InternetData CenterAssinante

Design e Arquitetura integrados na Arquitetura Bioclimática

Biblioteca infantil na Indonésia
Design e Arquitetura integrados na Arquitetura Bioclimática
Foto: https://ciclovivo.com.br/
Por João Rieth Em 13/01/2021 às 11:29

A Arquitetura Bioclimática é uma forte tendência para a área da construção civil nas próximas décadas. O respeito ao meio ambiente com soluções de menor impacto ambiental, uso de matérias primas renováveis e aumento do consumo de energias ”limpas” norteará as futuras construções, de forma mais criativa e estimulante aos seus usuários. Em diversas regiões ao redor do mundo, estes princípios já estão sendo aplicados com êxito, onde design e arquitetura se integram harmoniosamente.

 

 

 

Um excelente exemplo é a biblioteca infantil na cidade de Semarang, ilha de Java, na Indonésia. O projeto tem parceria da empresa de madeiras pré-fabricadas PT Kayu Lapis Indonésia e foi financiado pela Fundação Arkatama Isvara. O espaço é público, gratuito e administrado pelo Harvey Center, uma instituição sem fins lucrativos, em parceria com a prefeitura de Semarang. Batizada de Warak Kayu, a micro biblioteca é elevada do nível natural do solo. Uma inspiração da arquitetura tradicional do país. O método assemelha-se ao sistema construtivo de palafitas, geralmente, construído em regiões alagadiças. Ao “suspender” a biblioteca, foi criado um espaço aberto no térreo. Tal área pode ser aproveitada para diversos fins. Já a escada, que dá acesso ao prédio, foi pensada para funcionar também como uma arquibancada. O interior da biblioteca inclui uma mesa com oito lugares, bancos adicionais e um “piso de rede”, que funciona como um sofá para ler e relaxar. Foi implantado um anteparo do tipo brise-soleil e saliências no telhado, que impedem a incidência direta de radiação solar. Já as paredes de madeira, possuem aberturas que promovem a ventilação cruzada e assim resfriar o interior do imóvel. Isso elimina a necessidade de ar condicionado, garantindo maior conforto térmico.

Nos chama a atenção que a biblioteca foi realizada inteiramente a partir de produtos certificados FSC (Forest Stewardship Council, que no Brasil é conhecido como Conselho de Manejo Florestal e seu principal objetivo é a conservação e a preservação das florestas no mundo todo, através do manejo florestal responsável.) O selo garante que as madeiras foram cultivadas e cortadas de maneira totalmente sustentável.  O projeto enfatiza também os aspectos lúdicos do espaço proposto e certamente estimulará os hábitos de leitura nas crianças, associando  fantasia e diversão.

Leia mais sobre: