InternetData CenterAssinante

Design de Tênis Esportivo Inclusivo

A valiosa experiência do usuário
Design de Tênis Esportivo Inclusivo
Foto: nike.com
Por João Rieth Em 19/02/2021 às 10:56

Dia 01/02/2021, a empresa americana Nike lançou o tênis esportivo  Nike Go Fly Ease, onde a proposta é facilitar o processo de calçar e descalçar, principalmente para aqueles usuários com limitações.

A solução foi inspirada na história de um jovem com paralisia cerebral, que escreveu uma carta para a empresa em 2012, relatando suas dificuldades: “por que a Nike não tem um tênis esportivo para pessoas com deficiência?”.
Seu principal obstáculo era amarrar os próprios tênis, e isso sempre foi um grande desafio na vida.  Na carta, ele ainda explicava que seu sonho era ir para a faculdade, de sua escolha, sem ter que se preocupar com alguém que fosse amarrar seus tênis todos os dias. E  finalizou dizendo que, como adolescente que está se esforçando para se tornar totalmente auto suficiente,   achava isso extremamente frustrante ,e às vezes, embaraçoso, pois dependia dos pais.

A carta inspirou o designer da Nike, Tobie  Hatfield  a criar um calçado que atendesse às necessidades específicas  relatadas. Ele já havia desenvolvido soluções para atletas paraolímpicos e imediatamente entrou em contato com o adolescente.  Por vários anos, Hatfield testou os projetos com o solicitante, e ele colaborava com seu feedback.  “Para ser sincero, minhas expectativas eram muito baixas. Eu esperava uma carta muito educada em reconhecimento ao meu pedido.  Não há agradecimentos suficientes no mundo para expressar minha gratidão eterna”, comemorou o jovem em suas redes sociais.
Após quase 9 anos, a Nike desenvolveu toda uma linha de tênis que são rápidos e fáceis de calçar, denominada linha Fly Ease, que  torna os calçados esportivos acessíveis . O novo tênis da Nike será disponibilizado para um grupo selecionado de consumidores no dia 15 de fevereiro, e para lojas de todo o mundo no final de 2021. O preço estimado, por enquanto, é bem salgado: US$ 120, o equivalente a R$ 650, valor que pode crescer muito com os impostos de importação.  A solução é uma clara demonstração do quanto a experiência do usuário é valiosa na solução de problemas, incluindo a inclusão. Paradoxalmente, o preço final impedirá seu acesso para a grande parte da população mais carente, uma lástima.

 

Leia mais sobre: