InternetData CenterAssinante

Uso das texturas naturais do mármore em produtos de grandes formatos

Resgate de um elemento clássico
Uso das texturas naturais do mármore em produtos de grandes formatos
Foto: Joao Rieth
Por João Rieth Em 22/10/2021 às 18:11

As últimas tendências contemporâneas evidenciam o emprego indiscriminado do mármore, na forma natural ou artificial, em ambientes residenciais ou comerciais, e não restrito às áreas úmidas como habitualmente utilizado nos banheiros. Trata-se de uma rocha metamórfica conhecida por sua aparência lisa, mas com veios marcados e com uma grande diversidade de cores e combinações cromáticas. O mármore é um material versátil e frequentemente usado para revestir pias de banheiro e bancadas de cozinha, em grandes painéis ou pequenos formatos, como os mosaicos, que revestem pisos e paredes. Devido à sua aparência brilhante, designers e arquitetos com frequência adicionam o mármore aos projetos que exigem um elemento de luxo, substituindo as outras soluções tradicionais.

Algumas propostas contemporâneas foram selecionadas para demonstrar este comportamento atual, em diferentes cidades ao redor do mundo:O escritório de arquitetura italiano Marcante-Testa usou materiais ricos em cores para renovar o Teorema Milanese, um apartamento em Milão que foi anteriormente descrito como uma "típica casa burguesa". Os pisos de mármore Salome, um tipo de rocha rosa-lilás, serve como apoio para uma pia de banheiro autônoma, em cerâmica branca e brilhante.

Já o arquiteto britânico-ganense David Adjaye projetou os interiores dos apartamentos do arranha-céu 130 William, em Nova York, onde os banheiros utilizam o mármore italiano Bianco Carrara, na cor cinzento esfumaçado, com detalhes em preto e branco, que cobre todas as paredes.

O escritório indiano Sārānsh projetou o banheiro da VS House, em Ahmedabad, com elementos de mármore esmeralda com veios, os quais foram projetados para acentuar a aparência dos eletrodomésticos, como o  vaso sanitário preto e  o espelho curvo. O mármore foi posicionado de forma a ressaltar as sombras das luminárias, em verde escuro, que refletem a paisagem ao redor da casa.

Na Áustria, uma banheira revestida de mármore está posicionada próxima às paredes de vidro e que oferecem vistas da paisagem externa austríaca, no projeto House with Three Eyes, uma casa projetada por Innauer-Matt Architekten no Vale do Reno. O piso de mármore combina com o piso de madeira, na cor areia, que define o resto do banheiro.

Em Lisboa, o mármore português, na cor de pêssego, adiciona um brilho aconchegante ao apartamento do final do século XIX, o qual foi reformado pela empresa RarStudio. A grande pia e as paredes do chuveiro foram revestidas em mármore rosa, com detalhes em cinza.

E por último, a empresa de design SIRS, sediada em Londres e Viena, pretendia adicionar um toque de luxo a esta casa, em um prédio de apartamentos dos anos 1960, na capital da Inglaterra, que possui um banheiro feito quase inteiramente de mármore. Enriquecido por armários espelhados, o banheiro inclui grandes peças de mármore preto e cinza que revestem a banheira e as paredes do chão ao teto.

Confirmando a tendência do retorno das pedras naturais, em grandes formatos, a empresa alemã Weiku está entrando no mercado local e internacional com o produto Corstone, fabricado em um processo de produção especial no qual filmes de polímero, quartzo, carbonato de cálcio e potássio são fundidos em uma unidade inseparável, entre lâminas de vidro, com espessura padrão de 9mm, nas dimensões 120x280 e 150x300cm. A tecnologia permite a retroiluminação, destacando a textura natural das pedras e provocando um efeito cenográfico espetacular.

 

João Rieth Arquiteto e Designer

Rua Cons. João Zanette 90/601 

Criciuma SC (48) 999410853

www.joaorietharquiteto.com.br

@joaorietharquiteturadesign

Leia mais sobre: