InternetData CenterAssinante

Vestuário inclusivo para práticas desportivas

Design do vestuário feminino
Vestuário inclusivo para práticas desportivas
Foto: Dezeen.com
Por João Rieth Em 10/09/2020 às 11:32

A empresa Nike desenvolveu uma coleção de vestuário esportivo para a maternidade, adequada a todos os estágios da gravidez e pós-parto, incluindo um sutiã esportivo que permite que as usuárias amamentem. Batizada de Nike (M), a nova coleção é composta por quatro peças essenciais para gestantes e puérperas, incluindo um pulôver, um sutiã esportivo, uma regata e um par de “leggings”, ou "collants".

A coleção Nike (M) foi desenvolvida ao longo de três anos em resposta ás pesquisas realizadas com mais de 150.000 mulheres grávidas e não grávidas, e comparando as duas situações. Enquanto as “leggings” têm uma seção elástica de tecido ao redor do estômago que pode ser usada para expor a protuberância do usuário ou cobri-la, a camiseta tem material extra na frente para permitir espaço para crescer. Tanto o sutiã esportivo quanto o moletom apresentam um design cruzado, com o sutiã oferecendo fácil acesso durante a amamentação. O moletom adequado às mulheres em todas as fases da gravidez.

“Quanto mais ouvíamos as grávidas e as puérperas, mais aprendíamos, retrabalhamos e inovamos por meio do design inclusivo”, disse Carmen Zolman, diretora sênior de design da Nike para inovação em vestuário. "É o projeto de uma vida trabalhar em sintonia com todos os tipos de mães para trazer à vida uma solução que realmente apóia a relação das mulheres com o esporte durante um momento tão transformador em suas vidas."

Embora a coleção seja para mulheres em todos os níveis de condicionamento físico, a Nike também coletou feedbacks de uma seleção de atletas que estavam grávidas ou no período pós-parto, incluindo a golfista Michelle Wie West e a jogadora de futebol americano Alexandra Morgan. "É como a pele, apenas encolherá", disse Wie West. "Ele cresce com você. Ele diminui de tamanho com você. Eu amo isso fazer parte da sua jornada."

"Eu sinto que devo isso a mim mesma e à comunidade de atletas femininas ser uma atleta mãe durona", acrescentou Morgan. "Temos mães atletas na comunidade que ganharam medalhas olímpicas e chegaram ao estágio mais alto em seus respectivos esportes, e quero continuar levando isso."

A coleção Nike (M), que estará disponível a partir de setembro de 2020, está alinhada com a meta de sustentabilidade da empresa, com peças feitas de uma variedade de cerca de 78 a 88 por cento de poliéster reciclado.