InternetData CenterAssinante

O Turismo não pode parar!

A arte virtual pode auxiliar
O Turismo não pode parar!
Foto: Revista Projeto
Por João Rieth Em 09/07/2020 às 17:32

As Superfícies do Rio é a exposição assinada pelo designer gráfico e artista visual Alexandre Valentim, que integra o calendário oficial do Rio Capital Mundial da Arquitetura – título inédito concedido à cidade que a nomeia em 2020 e 2021. O objetivo da mostra, segundo o autor, é convidar o observador a prestar atenção às belezas naturais e arquitetônicas que compõem seu contexto social e cultural, “despertando o sentimento de pertencimento e sensibilizando-o a cuidar mais do meio ambiente”.

Os projetos foram elaborados a partir da técnica de padronização artística com elementos gráficos e semióticos inspirados em manifestações culturais brasileiras, abrangendo tanto elementos naturais quanto arquitetônicos. Com o objetivo de alertar  para a necessidade de preservar a fauna e flora locais, referências como o morro Pão de Açúcar, o Museu de Arte Contemporânea e os Arcos da Lapa fazem parte do processo de elaboração da mostra.

Atualmente acessível por meio remoto, a mostra física ocorrerá em 2021 – ano do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), também sediado na capital carioca -, contando com o workshop ‘Design de Superfície e a Cultura Popular Brasileira’: “Será uma exposição cenográfica, com padronagens espalhadas pelo teto, chão e projeção mapeada (…). Na oficina, vou demonstrar a técnica e todo o processo de criação, onde o participante será estimulado a perceber e utilizar os signos e símbolos que compõem o seu universo histórico e cotidiano”, explicou Valentim.

Confira a exposição virtual através dos endereços: @as.superficies.do.rio (Instagram), As_Superfícies_do_Rio (Facebook).

www.revistaprojeto.com.br