InternetData CenterAssinante

Máscaras faciais esportivas ASICS

Design no combate à pandemia
Máscaras faciais esportivas ASICS
Foto: Dezeen.com
Por João Rieth Em 30/07/2020 às 11:28

A marca de roupas esportivas ASICS projetou saídas de ar em sua proteção facial para corredores, para que as pessoas possam usar uma máscara enquanto trabalham durante a pandemia de coronavírus.

A cobertura facial foi projetada para ter espaço extra para respirar, com respiros estrategicamente posicionados e  que permitem o fluxo de ar sem espalhar gotículas. O Instituto ASICS de Ciência do Esporte (ISS) desenvolveu a cobertura do rosto para ter uma estrutura curva única, que ocupa um espaço entre o nariz e a boca. As saídas de ar estão localizadas na parte inferior para minimizar o risco de propagação de gotículas. A capa para corredores  foi feita de um tecido lavável e repelente à água que consiste em 31% de materiais reciclados. Possui cabos ajustáveis ​​com presilhas de trava que envolvem as orelhas e atrás da cabeça, projetados para manter a máscara o mais segura possível durante o exercício.

"Sabemos o quanto é importante para os corredores protegerem a si mesmos e aos outros enquanto correm, apesar  de que muitos acham que cobre o rosto e causa incômodo e restrição", disse Kenichi Harano, executivo da ASICS. "Por isso, criamos o ASICS Runners Face Cover, projetado exclusivamente para corredores com tecnologia de ponta", acrescentou Harano. "O design inovador oferece aos corredores espaço para respirar confortavelmente durante o desempenho no exercício físico". Em uma pesquisa, oito em cada dez praticantes regulares de exercícios físicos disseram à ASICS que consideravam as máscaras padrão desconfortáveis ​​ao correr, porém mais da metade prefere usar uma proteção facial durante o exercício. "Quando eu costumava correr com uma máscara normal, era difícil respirar, mas com essa máscara eu sou capaz de correr com muito conforto", disse Yasuhito Hirota, diretor de operações da ASICS.

A ASICS é uma empresa japonesa de roupas esportivas fundada em 1977. A Adidas, outra empresa de roupas esportivas, também projetou uma proteção facial reutilizável da marca para a pandemia, feita a partir de material reciclado. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde aconselha as pessoas a usarem máscaras de tecidos que cobrem a boca, nariz e queixo e lavá-las uma vez por dia.