InternetData CenterAssinante

Lego para o ensino de crianças com deficiência visual

Uma ideia genial!
Lego para o ensino de crianças com deficiência visual
Foto: Dezeen.com
Por João Rieth Em 02/09/2020 às 11:19

A empresa dinamarquesa Lego criou uma versão de seus blocos de construção impressos com letras e números do alfabeto braille, para que crianças com deficiência visual possam aprender a ler enquanto brincam.

Apresentados na Conferência de Marcas Sustentáveis ​​em Paris, os Braille Bricks apresentam o mesmo número de saliências usadas ​​para letras, números e símbolos individuais no alfabeto Braille. Isso significa que professores, amigos e familiares podem jogar juntos nesta abordagem lúdica para aprender o sistema Braille, onde há 250 blocos no total, cobrindo o alfabeto completo, números entre zero e nove e uma seleção de símbolos matemáticos. Espera-se que a natureza interativa do design dê às crianças com deficiência visual a oportunidade de desenvolver novas habilidades.

"Crianças cegas e com deficiência visual têm sonhos e aspirações para o futuro, assim como as crianças com visão", disse John Goodwin, CEO da LEGO Foundation. “Eles têm o mesmo desejo e necessidade de explorar o mundo e socializar por meio de jogos, mas muitas vezes enfrentam o isolamento involuntário como consequência da exclusão das atividades. "Com este projeto, estamos trazendo uma abordagem lúdica e inclusiva para aprender Braille para crianças. Espero que crianças, pais, cuidadores, professores e profissionais de todo o mundo fiquem tão animados quanto nós e mal podemos esperar para ver o impacto positivo . "

A ideia por trás do produto foi proposta pela primeira vez à Lego em 2011 pela Associação Dinamarquesa de Cegos e, novamente, alguns anos depois, pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Segundo a pesquisa da Organização Mundial da Saúde, existem mais 19 milhões de crianças com deficiência visual em todo o mundo.

Leia mais sobre: