InternetData CenterAssinante

Novidades na Feira Cersaie 2019

O que esperar para os novos Revestimentos de Paredes e Pisos em 2020!
Novidades na Feira Cersaie 2019
Foto: CERSAIE
Por João Rieth Em 16/10/2019 às 11:08

Mais uma vez a cidade de Bologna, na Itália, hospedou a principal feira mundial de revestimentos cerâmicos, a Cersaie.  O evento comercial contou com 869 expositores de 40 nacionalidades e interessa consideravelmente ao setor cerâmico catarinense uma vez que determina os novos caminhos para o Design de Superfícies e seu reflexo na Arquitetura, até o próximo ano. Diferente da também famosa Feira de Milão, onde as novidades acontecem dentro e fora da área expositiva, em Bologna se concentram nos estandes, com foco na inovação tecnológica e sua repercussão nos produtos acabados.

Entre as principais novidades destacamos:

 

 

Tridimensionalidade

Os revestimentos com volumetria ou com efeitos tridimensionais, há alguns anos, começaram a se destacar nas feiras, conquistando o público consumidor. A tendência se mostrou ainda bastante forte durante a Cersaie, com lançamentos em diversas marcas. A marca brasileira de produtos cimentícios  Castelatto esteve presente pela primeira vez, e provocou surpresa com seus relevos acentuados.

Mármores

A representação dos mármores segue forte como sinônimo de sofisticação. As empresas de revestimentos buscam proporcionar maior praticidade na aplicação, em grandes formatos. As pedras mais exóticas e com veios dourados ganharam força, principalmente em se tratando de alta definição e quase superando a perfeição da natureza.

Madeira

Assim como o mármore, a busca pela perfeição ao representar a madeira é uma disputa  entre as marcas de revestimentos.  As texturas, as cores e a riqueza de detalhes que as empresas são capazes de atingir, impressionam!

Grandes formatos

Os grandes formatos, com peças que chegam a superar 2,80 m de altura é uma aposta das marcas e demonstram grandes investimentos em tecnologia. Desenhos criativos e que instigam diferentes paginações mostram que o design pode ser a solução para renovar e dar mais personalidade aos ambientes. 

Terrazzo

O revestimento terrazzo voltou com muita força . Em grande parte dos expositores, havia pelo menos uma opção de revestimento com essa tipologia, padrão resgatado no tempo que também é conhecido por granitina ou marmorite, pois utiliza cacos de pedras de vários formatos e aparentes na superfície.

Arte

Associar a expressividade dos revestimentos às manifestações artísticas é uma busca frequente de muitas empresas,  agregando os conceitos de identidade e exclusividade às novas tecnologias de produção em série.

Cores

Os tons pastel reafirmaram sua preferência  e, em muitos casos, com combinações neutras onde o cinza prevalece, tanto nos pisos como nos revestimentos de paredes.

Certamente veremos muitas destas tendências reinterpretadas na próxima Feira Revestir, em São Paulo, no início do próximo ano, adaptadas ao mercado brasileiro da construção civil e acabamentos.  Este movimento produz efeitos em outros segmentos correlatos da economia nacional e nos espaços construídos, sendo praticamente impossível permanecer alheio às transformações propostas. O setor de revestimentos cerâmicos é extremamente dinâmico e se reinventa sempre.

Leia mais sobre: