InternetData CenterAssinante

Athos Bulcão e Niemeyer, um patrimônio universal

Talentos que aproximam Arquitetura e Design
Athos Bulcão e Niemeyer, um patrimônio universal
Foto: Igreja N.Sra.Fátima em Brasília,Fundação Athos Bulcão
Por João Rieth Em 18/07/2019 às 09:58

Na terra do Design de Superfícies Cerâmicas,  considero importante resgatar esta importante união, Athos Bulcão e Oscar Niemeyer, mestres do Design e da Arquitetura Brasileira, ícones da cultura material nacional.

Insisto em relatar sobre esta importante parceria considerando que Bulcão, para muitos, é ainda desconhecido e justamente no país onde a produção  de revestimentos cerâmicos é destaque no cenário econômico mundial.  Sua trajetória é peculiar.  Abandonou o curso de medicina e se dedicou à arte e ao design,  tendo inclusive trabalhado como assistente de Cândido Portinari. Entre suas amizades estão os artistas modernistas como Pancetti, Carlos Scliar e Burle Marx. Em 1958 mudou-se para Brasília para colaborar com Oscar Niemeyer nos projetos e obras da nova capital e de outros países como França, Itália e Argélia. Em sua trajetória criativa, Athos Bulcão não limitou-se à cerâmica, e também projetou vitrais e revestimentos em pedra, madeira e concreto.

Athos definitivamente transformou as superfícies, fazendo com que o observador não  fixe o olhar em um único ponto mas que  tenha uma apreensão da totalidade da solução plástica. Enfatizou o caráter bidimensional de seus módulos compositivos os quais seguem modelos diferentes de repetição, ortogonais ou aleatórios, geométricos e abstratos ou mesmo alguns figurativos.  Seus padrões se repetem em várias direções e definem a própria arquitetura. Muitas vezes, deixou os assentadores livres para a colocação, sob sua supervisão.  

A empresa Portobello, localizada em Tijucas SC, lançou uma linha comemorativa , inspirada em Athos Bulcão e projetada por três arquitetos brasileiros.  Um merecido reconhecimento e que abre espaço aos talentos existentes no cenário nacional do Design de Superfícies. Em 2018, centenário de seu nascimento, o Instituto Nacional e Artisitico Naciona, IPHAN, publicou também o arquivo digital com o inventário de sua obra (disponível em portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/athosbulcatilde_menor.pdf).

 Criada em 18 de dezembro de 1992, a Fundação Athos Bulcão,é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública distrital, qualificada como Organização da Sociedade Civil do Interesse Público - OSCIP e certificada pelos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal. Criada para preservar e divulgar a obra do artista plástico Athos Bulcão, desenvolve diversos projetos visando contribuir com a formação de crianças, jovens e adultos e tornar a educação, a arte e bens culturais acessíveis a toda a comunidade, assim como as obras do próprio artista.