InternetData CenterAssinante

Arquitetura, Design de Produtos e Serviços para o Varejo

Case Tramontina RS
Arquitetura, Design de Produtos e Serviços para o Varejo
Foto: João Rieth
Por João Rieth Em 14/11/2019 às 10:18

A Arquitetura e o Design com foco no varejo tem ganhado espaço no mercado brasileiro, tornando-se uma tendência nos mais diversos segmentos do comércio. Esse ramo da arquitetura e do design, aplicados ao varejo, redes de lojas e pontos de vendas, tem como principal objetivo motivar os clientes a se relacionarem com a marca, envolverem-se mais com os produtos e aumentar a interação com vendedores.O interessante é que esta área de atuação não busca somente criar ambientes propícios para os consumidores, mas também proporcionar aos funcionários da empresa um ambiente de trabalho confortável e que favoreça as atividades dos colaboradores. O Design de Serviços, neste caso, se propõe a favorecer as boas experiências associadas aos produtos, desde o atendimento até a exposição e demonstração das qualidades dos bens de consumo, favorecendo o conceito de “valor”.

Um bom exemplo é o projeto da loja T Store, da empresa gaúcha Tramontina, mais especificamente,aquela da unidade de Farroupilha RS, que segue um conceito inovador e aos poucos vai sendo implementado nas lojas da fabricante de utensílios domésticos. A fachada traduz a extensão das unidades fabris, com a utilização de chapas de alumínio composto, na cor preto brilhante, alto brilho como base para fixação de dezenas de tampas de panela em aço inox, da linha Alegra, resultando em uma textura única.

 

O conceito de store design criado pela KT Retailing para a Tramontina permite uma forma diferenciada para exposição dos produtos, que são agrupados em áreas, chamadas de ‘mundos’: “Preparar”, ‘Festejar’, ‘Equipar’, ‘Cortar’, ‘Ferramentas’, ‘Ferramentas pró’, ‘Elétricos’, ‘Móveis’, ‘Promocional’, ‘Churrasco’, ‘Sazonais’ e ‘Kids’.

“O grande objetivo da criação das Lojas TStore é promover o aumento de percepção do gigantesco portfólio de produtos e soluções Tramontina, que deixa os clientes deslumbrados com a quantidade de sortimento,”, diz Takano. Para Joselito Gusso, vice-presidente da Tramontina: “A divisão em ‘mundos’ dá as pessoas uma compreensão de ordem dos produtos e de sua utilidade’. Uma das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento dos projetos é analisar profundamente a Jornada do Usuário, e deste modo, conhecer os desejos e aspirações daqueles que frequentam estes espaços.

A Kawahara Takano Soluções para o Varejo (KT Retailing) há 26 anos oferece ao mercado latino-americano consultoria que vai além do projeto, colabora diretamente com o varejista para repensar a Arquitetura do Negócio, e cristalizar indulgências no ponto de venda que se traduzam em experiências inesquecíveis. Neste período, projetou mais de 8,5 milhões de metros quadrados e foram criados mais de 500 conceitos de lojas com grande reposicionamento estratégico, incremento de vendas e retorno sobre o investimento.