Ambiente

Meio Ambiente

SAMAE Araranguá realizará ação no Dia Mundial da Água

Objetivo da ação é conscientizar população sobre a importância de se preservar a água

21
MAR
2018
| 14h18
14h18
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 22, no Dia Mundial da Água, o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE) por meio do Projeto SAMAE na Escola realiza a partir das 9h na Praça das Águas um evento alusivo à data. O evento terá apresentações artísticas e culturais, abraço simbólico na Praça e exposição de desenhos.

Segundo o Diretor Geral do SAMAE, José Hilson Sasso, o objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância de se preservar a água e utilizá-la de forma consciente. “Nós enquanto gestores do Samae queremos chamar a atenção para a importância de preservar os recursos hídricos, pois sabemos que a água é um recurso finito e valioso, por isso precisamos aprender a consumir com consciência esse recurso que temos disponível”, disse Sasso.

Sasso lembra que Araranguá possui cinco mananciais sendo eles: Lagoa dos Bichos, Lagoa da Serra, Açude Belinzoni, Açude Manoel Angélica e Lagoa da Velhinha. Sendo que o SAMAE realiza a captação na Lagoa da Serra, Lagoa dos Bichos e Belinzoni. “Com um planejamento que acompanha o crescimento populacional de Araranguá, o SAMAE atende mais de 95% da população total do município, com redes de distribuição de água, que chegam a 450 km. São em torno de 14 mil ligações, totalizando cerca de 60 mil pessoas”, detalha.

ETAs

O SAMAE de Araranguá tem 5 estações de tratamento de água: ETA I localizada no Morro dos Conventos; ETA II Lagoa da Serra; ETA III Açude Belinzoni, ETA IV em Ilhas e ETA V localizada em Espigão da Pedra. “São cerca de 645m3/por hora de água tratada realizada pelo Samae de Araranguá”, frisa Sasso.

Reservatórios  

O SAMAE de Araranguá conta com três reservatórios de água localizados no Morro Centenário, sendo dois de concreto – um de 500mᴣ e outro de 1500mᴣ - já o de aço vitrificado tem capacidade para 1500mᴣ (Um milhão e quinhentos mil litros de água), totalizando 3,5 milhões de litros de água.

Dia da Água

Nesta quinta, dia 22, a Praça das Águas receberá a visita de diversas escolas. Terá ainda apresentação do Coral do Samae na escola; exposição de desenhos sobre o tema água; apresentação do teatro ‘A água e homem’, onde retratao início do mundo, quando nele haviam apenas elementos naturais, e a soberania da água como substância divina e criadora, até o surgimento de um animal estranho, chamado homem.

Colaboração: Carla Costa / Assessoria de Imprensa – Samae

Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
VÍDEO: Baixa Terapia comemora sucesso de vendas e anuncia sessão extraEmoção marca evento da Casa GuidoEstudantes do IFSC Criciúma se preparam para competição no CanadáEleições para a Câmara Mirim iniciam a todo vaporShow do Imóvel traz dicas de acabamentos no quadro Arquitetura & NegóciosO que faz uma personal organizer e como ela pode me ajudar?