Ambiente

Criciúma

Famcri dá início ao mês do Meio Ambiente

Programação inicia na segunda-feira, dia 11, com inauguração da Trilha do 28º GAC

07
JUN
2018
| 15h10
15h10
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Foto: Divulgação/Decom

A Administração Municipal, por meio da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), inicia as atividades em alusão ao mês do Meio Ambiente nesta segunda-feira, dia 11. Para dar início à programação, será inaugurada a Trilha Tuiuti no 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

De acordo com Eduardo Luzzi Damassini, responsável Educação Ambiental, Unidades de Conservação e Arborização da Famcri, a iniciativa é aberta aos moradores. “Nossa primeira atividade será desenvolvida no 28º GAC. Em uma parceria com o grupo os profissionais da Famcri fizeram uma catalogação das espécies presentes na trilha. E nesta segunda será feita a inauguração”, explica. 

A trilha foi batizada pelo exército de Trilha Tuiuti, nome que foi dado em alusão à Batalha de Tuiuti, uma das mais importantes da história da Guerra do Paraguai. A batalha ocorreu no dia 24 de maio de 1866 em território paraguaio, às margens do lago Tuiuti. Nessa batalha campal, houve o confronto militar entre os combatentes do Paraguai contra os da Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai). Vários antepassados de militares do batalhão lutaram na batalha.

Plantio de mudas, inauguração da trilha no Parque Municipal José Milanese, a reativação do meliponário e implantação da composteira e minhocário no Parque Municipal Morro do Céu são algumas das atividades programadas para o mês. “Anteriormente foram planejadas atividades durante uma semana, mas em reunião com os parceiros decidimos que seria mais proveitoso que desenvolvêssemos atividades durante todo mês”, explica a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

A Semana do Meio Ambiente conta com o apoio da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Lions Clube, 28° GAC, Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), Polícia Militar Ambiental (PMA), Canal Auxiliar/Secretaria de Infraestrutura, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Secretaria de Educação, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação Cultural de Criciúma (FCC) Vigilância Epidemiológica, Conselho do Meio Ambiente (COMDEMA), Defesa Civil, Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC) Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Gerencia de Agricultura entre outras entidades.

Programação de atividades:

Segunda-feira, dia 11

9h30 – Inauguração da Trilha do 28º GAC.

Quarta-feira, dia 13

14h – Mutirão de plantio e reinauguração da trilha do horto no Parque Ecológico Municipal José Milanese.

Segunda-feira, dia 18

9h – Atividades realizadas no Parque Morro do Céu (sede Famcri) com a reinauguração/reativação do meliponário, implantação da composteira e minhocário pela Epagri, apresentação projeto Aromas na Escola, plantio de mudas nativas, limpeza do parque.

Quinta-feira, dia 21

9h - Colocação das ilhas filtrantes nos rios de Criciúma com o Cedup.

Colaboração: Maria Luiza do Nascimento / Decom

Leia mais sobre: famcri, meio ambiente
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Atrações especiais marcam aniversário de oito anos da Feira LivreExperiência de Oração será realizado neste fim de semanaMobilidade urbana norteia debate do Cultura AcicGestantes recebem orientações sobre gravidez e cuidados com os bebêsSuspeitos de cometerem homicídio são presosUnesc comemora 50 anos em evento com a participação da comunidade