Ambiente

Içara

Concurso 'Guardiões do Meio Ambiente' mobiliza escolas municipais

Equipe vencedora será conhecida no dia 27 de setembro

10
JUN
2018
| 11h40
11h40
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Como disseminar a coleta seletiva nas comunidades escolares? Para responder a esta pergunta, 70 alunos da Rede Municipal de Ensino de Içara estão elaborando projetos que ajudem a elucidar o questionamento. O concurso chamado “Guardiões do Meio Ambiente” é uma parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. 

“Em cada escola foi formado um grupo de dez alunos que são os responsáveis por disseminar e coordenar o projeto com toda a unidade escolar”, explica a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni.

Conforme a responsável pela coleta seletiva da Fundai, Taynan Toretti, o programa é um grande passo para implantar coleta nas escolas. “Além da implantação, o programa leva o hábito de separação de resíduos até os alunos, conscientizando para os cuidados com o meio ambiente”, explica.

“As escolas estão muito envolvidas no projeto. Todos em prol da preservação do meio ambiente” completa o presidente da Fundai, Ederaldo Inácio.

Instagram como ferramenta de divulgação 

A Escola Lucia De Lucca, uma das participantes, está desenvolvendo um conjunto de atividades em busca do prêmio. “Dez alunos do 5º ano, estão responsáveis pelas ações de mobilização na comunidade escolar. Uma dessas ações foi a criação de um perfil na rede Instagram. No perfil @turmadofuturodelucca, os alunos postam as ações realizadas na escola alusivas à temática", informa a coordenadora pedagógica, Priscila Fernandes.

"O processo para trabalharmos o tema iniciou com uma palestra realizada por uma bióloga que orientou a turma para que eles pudessem transmitir as informações aos colegas. Também instalamos lixeiras, criamos uma composteira e estabelecemos um cronograma de ações que terá a participação efetiva desse alunos. Todo o percurso está sendo compartilhado nas mídias sociais para que todos se inteirem do trabalho realizado”, completa.

No dia 31 de agosto, cada escola entregará um relatório com os trabalhos que foram desenvolvidos para avaliação da Fundai e da Secretaria de Educação. A escola que tiver o melhor desempenho será contemplada com uma viagem ao Beto Carreiro. O evento de divulgação da equipe vencedora ocorre no dia 27 de setembro.

Colaboração: Prefeitura Içara

Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Atrações especiais marcam aniversário de oito anos da Feira LivreExperiência de Oração será realizado neste fim de semanaMobilidade urbana norteia debate do Cultura AcicGestantes recebem orientações sobre gravidez e cuidados com os bebêsSuspeitos de cometerem homicídio são presosUnesc comemora 50 anos em evento com a participação da comunidade