InternetData CenterAssinante

VÍDEO: Dezenas de árvores derrubadas no Parque Centenário

VÍDEO: Dezenas de árvores derrubadas no Parque Centenário
Foto: Denis Luciano
Por Denis Luciano Em 03/11/2017 às 16:01

Eliane Cony mora há 30 anos na rua Palestina. Seus dias começam com o bonito visual do Parque Centenário, ali instalado desde 1980. Mas hoje foi diferente. “Fiquei assustada”, confessou, ao perceber, logo cedo, que dezenas de árvores estavam sendo postas abaixo. “Achei estranho, são árvores de muitos anos, mais do que os trinta anos que eu moro aqui”, comentou, enquanto funcionários da prefeitura faziam a derrubada.

Dezenas de eucaliptos já foram removidos. “Palmeiras e coqueiros serão removidos para outros pontos da cidade como o Parque das Nações e o futuro Parque do Imigrante”, confirmou a presidente da Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Anequesselem Fortunato. O estacionamento do Paço Municipal será ampliado. “Pesquisas apontaram a necessidade de aumentar a área para estacionar pois o Paço será reaberto dia 6 de janeiro”, comentou.

“Eu acho ruim, pois a árvore faz parte da nossa vida e faz a gente respirar”, reclamou Carolina da Silva, 9 anos, que mora perto do parque. “Eu venho aqui desde quando era bebê. Fiquei triste”, lamentou. “E vão fazer estacionamento que quase ninguém usa”, reclamou. A jovem vizinha abordou a reportagem indagando se havia autorização para o corte. “Como não são árvores nativas, os eucaliptos podem ser retirados sem problemas”, completou.

A retirada de árvores vai prosseguir, dentro de um diagnóstico elaborado pela Famcri que apontou problemas de preservação. “Por isso algumas que estão tomadas por parasitas em outros pontos do parque serão replantadas”, concluiu Anequesselem. As madeiras das árvores que estão sendo removidas ganharão uso pela secretaria de Infraestrutura, para pontes e outras obras na cidade.