InternetData CenterAssinante

Parque do Morro do Céu vem sendo vítima dos vândalos

Parque do Morro do Céu vem sendo vítima dos vândalos
Foto: Arquivo Engeplus
Por Denis Luciano Em 17/07/2017 às 13:21

Casos de vandalismo estão sendo cada vez mais frequentes no Parque Natural Municipal Morro do Céu, em Criciúma. “São visitas fora dos horários previstos em lei de gente que está cortando vegetação para abrir clareiras, fazer fogueiras, colocar barracas e acabam deixando lixo e depredando esse parque ecológico”, lamenta a presidente da Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Anequesselem Fortunato.

A unidade de conservação é cadastrada no sistema nacional, e trata-se de uma área verde de proteção ambiental em área nobre e central da cidade. A Famcri está sediada no parque. “Na Semana do Meio Ambiente fizemos visitas às trilhas e encontramos muito lixo. Estão até construindo bancos, deixando sacolas plásticas nas árvores, e tudo isso está nos preocupando muito”, observa.

No final do ano passado o município concluiu o cercamento do parque com moirões de concreto e arame liso, circundando a área de quatro hectares. “Mas mesmo assim os invasores cortam os fios e entram com motos, bicicletas, e temos um portão que os vândalos quebram para poder entrar”, detalha a presidente.

A Defesa Civil está auxiliando a Famcri, bem como a Polícia Militar, com a realização de rondas constantes. “E estamos nos deparando com um grande número de carros e pessoas que vão ali fazer festa e cometer vandalismo”, reforça. A presidente lembra que as visitas ao parque precisam ser agendadas via site da Famcri.