InternetData CenterAssinante

Depois de longa caçada, tartaruga é encontrada

Depois de longa caçada, tartaruga é encontrada
Foto: Ana Sofia Schuster / Colaboração
Por Denis Luciano Em 28/09/2017 às 18:02

Depois de uma operação durante todo o dia, foi localizada no final da tarde desta quinta-feira no lago da Praça do Congresso a tartaruga marinha que despertou um alvoroço na área central. Ao longo das últimas horas centenas de curiosos estiveram conferindo de perto o trabalho de equipes da Unesc, Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Polícia Ambiental e Projeto Tamar.

“Foi bem trabalhoso achar e recolher essa tartaruga, mas ela está saudável. Agora vamos encaminhá-la ao nosso centro de recuperação em Florianópolis e se tudo correr bem logo ela estará em seu habitat que é o mar”, afirmou a bióloga Camila Trentin, do Projeto Tamar, que veio da Capital para Criciúma acompanhar o resgate.

Trata-se de uma tartaruga verde, que vive em ambientes marítimos e alimenta-se de algas. “Ela certamente foi colocada aqui por alguém, pois é do mar, e aqui não teria a alimentação adequada para se desenvolver”, observou Camila. Trata-se de um animal em extinção e sob rigoroso controle das autoridades ambientais. “Ela procura muito a costa catarinense para se alimentar”, referiu.

Redes, tarrafas e contenções com lonas foram empregadas para a localização do réptil. “É uma tartaruga bem jovem, chamamos de juvenil, de 30 a 40 centímetros”, concluiu. O Projeto Tamar recebeu a denúncia de um criciumense da presença do animal no lago, a partir de fotos que ele encaminhou na terça-feira para Florianópolis.