InternetData CenterAssinante

AgroPonte: julgamento de bovinos da raça Zebuína Brahman ocorre nesta sexta-feira

Evento irá escolher o campeão da exposição que ocorre em Criciúma
AgroPonte: julgamento de bovinos da raça Zebuína Brahman ocorre nesta sexta-feira
Foto: Jessica Rosso Crepaldi/Portal Engeplus
Por Jessica Rosso Crepaldi Em 04/11/2021 às 20:28

Nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 15 horas, ocorre o julgamento dos bovinos da raça Zebuína Brahman na pista de Arena Julgamentos da AgroPonte, em Criciúma. Iniciando pelos mais jovens, o julgamento acontece por sexo e idade,  primeiro as fêmeas, depois os machos. Dentro do campeonato bezerra há quatro categorias. Os animais entram na arena, circulam e são avaliados dentro do padrão da raça. São premiados nas quatro categorias, primeiro, segundo e terceiro lugar. Depois os primeiros colocados disputam o título de campeão da exposição. 

Os animais premiados serão aqueles que melhor se enquadram dentro das características avaliadas. “Vamos valorizar sempre animais da raça Brahman, que sejam animais funcionais, que caminham bem, com um bom aparelho reprodutor, a parte de equilíbrio, harmonia e parte de volume de carnes nobres”, explica o juíz do evento, zootecnista, agrônomo, médico veterinário e professor de veterinária e agronomia, Roberto Vilhena. 

O animal premiado em um evento como este é visto como superior. “Ele vai ter um valor no mercado mais alto do que outro que não é premiado. Ele ganhou um troféu, é um reconhecimento e isso agrega valor ao animal e a fazenda de onde ele é”, completa Vilhena.