InternetData CenterAssinante

Secretaria de Cultura de Nova Veneza realiza Semana da Cultura

As atividades ocorrem entre os dia 1ª à 7 de novembro
Secretaria de Cultura de Nova Veneza realiza Semana da Cultura
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 27/10/2021 às 13:45

A Prefeitura de Nova Veneza, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, realiza a primeira edição da Semana da Cultura. A programação acontece entre os dias 1º e 7 de setembro e contará com exposições e troca de experiências entre os produtores e gestores culturais do município e da região.

O assessor de Cultura e Arte da Secretaria, Leonardo Hermes Lemos, conta que a primeira edição foi pensada em debater a preservação dos patrimônios culturais de Nova Veneza. “Foi feita uma programação que fosse contemplar todos os setores culturais, mas principalmente a preservação do patrimônio cultural como um todo. Seja patrimônio edificado ou imaterial, músicas, artesanatos e artes visuais. Tem alguns assuntos que estão dentro do Plano Municipal de Cultura, que precisamos estar discutindo com toda a comunidade”

A secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi, explica que a atividade tem como objetivo reunir as pessoas que atuam no setor. “Na semana passada, tivemos um grande evento focado no turismo e a partir do dia primeiro de novembro, vamos realizar debates junto ao setor e aos interessados por cultura para promover um aprendizado e reflexões. E claro, não poderíamos deixar de ter atividades culturais dentro da programação para que a população saiba o que está acontecendo na cultura do município”, comenta.

Dentro da programação está a exibição do documentário “130 anos; 130 histórias”, que conta com depoimentos dos moradores mais idosos de Nova Veneza. Esta atividade está marcada para o sábado (6), no Teatro Municipal. “Este material está sendo produzido em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e tem como o objetivo preservar a história da nossa cidade através destas pessoas que muito contribuíram para construir a Nova Veneza que temos hoje”, conta a secretária. 

Colaboração: Lucas Sabino/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Veneza