Logo Portal Engeplus
18/03/2016 12:09

Comitê ressalta a importância de preservar a água

Foto: Amanda Garcia Ludwig

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá promoverá atividades no Sul catarinense. O objetivo é mostrar o quanto a água passou a ser um insumo de extrema importância nos últimos anos.



O presidente do comitê, Davide Tomazi Tomaz, afirma que cuidar da água é também cuidar da vida, da economia e do meio ambiente. “O comitê busca uma discussão, junto à sociedade, sobre o futuro da água e do planeta.”



Durante a Semana da Água, comemorada a partir desta sexta-feira, a importância da Barragem do Rio São Bento para a região Sul também será discutida. Segundo o engenheiro civil da Casan, Jaison Speck, esta é uma das principais obras de engenharia do Sul do país, e tem uma importância extrema para o abastecimento da região carbonífera.



Speck explica que desde 2005 a Casan trabalha no Programa de Gerenciamento de Risco (PGE). O programa já foi implementado em sua totalidade de forma interna, e atualmente mais de 70 itens estruturais passam por um monitoramento 24 horas por dia.



O próximo passo, projetado para ser dado neste ano, é implementar o programa também com a comunidade vizinha à barragem. “Com as questões de segurança internas sendo monitoradas, agora passaremos a conversar com a sociedade. Eles serão instruídos sobre como agir em casos de emergências e determinadas situações”, diz Speck.



Concurso



Nesta sexta-feira, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá lançou a 3ª edição do concurso fotográfico. A intenção, segundo o comitê, é atingir crianças e adolescentes que morem nas proximidades de rios da bacia hidrográfica. As fotografias podem ser inscritas a partir de hoje, dia 18, até o dia 16 de maio de 2016.





Programação



As atividades programadas para a Semana da Água são:



- Mostra Cultural no Shopping Della, de 21 a 26 de março, com abertura às 10h30min, no segundo piso do estabelecimento;



- Mostra Cultural na Unesc no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), no hall do bloco XXI;



- Mostra Cultural na escola João Colodel, de Turvo, no dia 23 de março, no período matutino.




Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá



A bacia possui uma área de 3.089 km², com 16 municípios ocupando seu território: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Balneário Rincão.



O rio Araranguá possui suas nascentes localizadas na Serra Geral e deságua no Oceano Atlântico, com um comprimento de todos os cursos d'água de 5.916 km, e vazão média na foz de 116 m³/s.



Os principais cursos d'água formadores são: Mãe Luzia, Itoupava, Amola Faca, Jundiá, Cachorrinho, Engenho Velho, Figueira, Rocinha, Manoel Alves, Sanga do Coqueiro, Turvo, Sangão, Fiorita, São Bento, Criciúma e dos Porcos.



Amanda Garcia Ludwig - amanda.garcia@engeplus.com.br
Redação Portal Engeplus
(48)3431-4700
Rua Urussanga, 417 - Centro, Criciúma - SC
© Copyright 1997-2017 Engeplus Telecom Ltda.