Com o calor abafado acima dos 35ºC que fez durante todo o dia em Criciúma, o final de tarde pedia uma chuva para refrescar. Mas a chuva torrencial, que veio de mansinho por volta das 17 horas, transformou o céu azul em cor de chumbo e se estendeu por cerca de duas horas. O "toró" veio acompanhado de rajadas de vento, trovoada e relâmpagos, e deixou estragos. Ruas alagadas na área central, placas caídas e uma correnteza preocupante no rio Criciúma.
Os alagamentos ocorreram - e ainda ocorrem - na rua Araranguá esquina com Eugênio de Bona Castelan, na rua Domênico Sônego esquina com a avenida Centenário, Gonçalves Ledo, aos fundos da rodoviária, e cruzamento da rua Dolário dos Santos com Abílio Paulo, ao lado do Corpo de Bombeiros.
Além disso, placas foram arrancadas com a força do vento na rua Joaquim Nabuco, árvores e galhos não resistiram à força do vento e os outdoors ao lado do Supermercado Angeloni, na avenida Centenário, foram quebrados e caíram por cima do muro. O supermercado não foi atingido. Pelo menos dois outdoores deram dor de cabeça à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, que trabalham para retirá-los. Eles caíram sobre a fiação de telefonia, internet e televisão a cabo. O fornecimento de energia elétrica na região não foi prejudicado.
Com o trabalho para a remoção dos outdoors, o trânsito na Centenário está complicado. A Guarda Municipal organiza o tráfego de veículos. No trecho entre o Crisul Hotel e o Supermercado Angeloni o tráfego está em meia pista, até que se termine o serviço.